Inauguração Largo Guilhermina Ramos Abreu

2017-03-19 11:00

No passado dia 19 de Março de 2017, a Junta de Freguesia do Carvalhal inaugurou o Largo Guilhermina Ramos Abreu na presença do Presidente da Câmara Municipal, Assembleia de Freguesia do Carvalhal, habitantes e amigos da Freguesia.
O largo envolvente à sede de Junta sofreu várias obras ao longo deste mandato, tais como alargamento da zona envolvente, muros de suporte, aplicação de calçada, jardins, parques de estacionamento e parque de feirantes. Estas obras tiveram a importante ajuda do Município, desde algum material de construção, flores, árvores, asfalto e até alguma mão-de-obra. Sem a ajuda do Município este processo de requalificação do Largo não seria possível. Estas obras contaram ainda com o apoio da Igreja Matriz do Carvalhal, representada pelo Padre José Afonso, que sempre facilitou todo o processo de alargamento do Largo, autorizando que algumas mudanças fossem feitas em terrenos da Igreja. Todo o processo foi ainda possível com a ajuda dos Carvalhenses, que de um modo ou outro tornaram o espaço melhor para quem o frequenta ou visita.
O Largo Guilhermina Ramos Abreu recebeu o nome de uma conterrânea que lutou pelo desenvolvimento da Freguesia. A Dona Guilhermina nasceu no Santo Abril, lugar desta Freguesia, no dia 10 de Março de 1912. Aos 15 anos foi para Lisboa onde estudou, aprendeu música e se formou mulher. Casou com Valeriano Faria Abreu, esposo com quem partilhou o amor à terra, demonstrando-o pelas dádivas que deu à Freguesia. Faleceu a 26 de Abril de 2005.Este casal é responsável pela existência da Casa-do-Povo que foi em tempos um local multiserviços com Escola, Junta de Freguesia e Posto Médico. Por imposição da Dona Guilhermina, a Casa-do-Povo tem ainda um salão de bailes com o objetivo dos Carvalhenses dançarem, festejarem e divertirem-se. Este salão é ainda hoje utilizado para esses fins.
Mais ainda, a Dona Guilhermina tornou possível a compra de uma carrinha de transporte dos alunos para a Escola Primária e Jardim de Infância. Agora, passados os anos legais que a carrinha podia transportar crianças, é usada para transportar os que menos mobilidade têm. Com a mesma carrinha que já transportou crianças, agora transportam-se idosos para a Missa de Domingo e para as famosas aulas de ginástica sénior.
A Dona Guilhermina deixou ainda uma conta bancária a cargo da Junta de Freguesia do Carvalhal para que este dinheiro seja aplicado na Escola Primária e Jardim-de-Infância, Casa-do-Povo e a campa da sua mãe.
Merecendo o maior respeito e o agradecimento de todos os Carvalhenses pelas obras de bondade, batizou-se o Largo por “Largo Guilhermina Ramos Abreu”.