O Carvalhal é uma freguesia portuguesa do concelho da Sertã. Encontra-se a 10,8 km da sede de concelho e possui 491 habitantes (Censos de 2021). É atravessada pela mítica Estrada Nacional 2 e é banhada na sua fronteira pelo Rio Zêzere. A freguesia dispõe de um património natural riquíssimo e o seu orago é Nossa Senhora do Amparo.
O passado domingo foi muito especial para nós! Comemorámos o 221º Aniversário da Freguesia. Iniciámos o dia com a entrega de prémios de mérito à Irina, Andreia e Liliana, a quem felicitamos os ótimos resultados escolares. Seguiu-se uma pequena Homenagem à carvalhense Maria do Céu Nunes, primeira mulher a conduzir autocarros em Portugal. Conquista essa que nos orgulha muito enquanto comunidade. Participámos ainda na eucaristia em nome de todos os carvalhenses e inaugurámos o Parque Infantil do Carvalhal, um espaço de tributo às nossas famílias. Terminámos com um convívio e uma febrada para a população. Viva à nossa freguesia!
É com um enorme sentimento de orgulho que terminámos o Roteiro Noturno, conduzido pelo escritor e historiador Rui Pedro Lopes. A nossa freguesia é herdeira de uma grandiosa História de resiliência e grande dinamismo. Partimos do Largo Guilhermina Ramos Abreu, onde ouvimos falar do desastre com "fogo de vistas" que destruiu a Igreja Matriz e da nossa emblemática Casa do Povo. Nos Ramalhos, viajamos até ao tempo em que aquele local era dos mais dinâmicos do concelho com uma Estação de Correios e uma grande Fábrica de Resina, que chegou a empregar 200 jornaleiros. Junto da Escola Primária, foi a vez de conhecer as personalidades visionárias que apostaram fortemente no ensino na nossa freguesia. A população do Carvalhal sempre foi extremamente religiosa, tendo surgido do apelo à criação de uma capelania no nosso território, dada a dificuldade em atravessar o caudal da Ribeira da Amieira, nos duros invernos. Curiosamente, somos das localidades com registos mais antigos da existência de festejos populares e religiosos. Estes factos históricos e curiosidades foram-nos dados a conhecer pelo Rui Pedro Lopes nesta viagem noturna!
Foram colocadas 4 vitrines exteriores destinadas à colocação de editais, cartazes e outras informações da Junta de Freguesia. O objetivo é que a população possa melhor informar-se sobre a atividade da Junta de Freguesia e os eventos organizados pela autarquia no nosso território.
No próximo domingo, dia 28 de setembro, pelas 14:30 horas, realiza-se a terceira sessão ordinária da Assembleia de Freguesia. Participe e contribua com sugestões! É importante que a população participe na vida política da freguesia, por isso, esperamos sempre a sua presença.